sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Isto é... Turismo!

No último dia dez, estive em Santos, visitando o Museu do Café. Um dos principais pontos turísticos daquela cidade, que foi criado em 1998 como objetivo de preservar e divulgar a histórica relação entre o Café e o Brasil. Sediado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café tem como principais destaques telas e painéis de Benedicto Calixto e o Salão do Pregão, onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café. Os pregões foram realizados no Palácio da Bolsa Oficial de Café até 1957, quando os negócios foram transferidos para São Paulo.

Entre objetos e documentos que formam seu acervo, é possível perceber como a evolução da cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do País estão intimamente ligados. Fotografias, maquetes e painéis ajudam a contextualizar a chegada das primeiras mudas e sementes da planta ao Brasil, a profissionalização das plantações e da mão de obra e a chegada dos imigrantes japoneses e europeus para o trabalho nas lavouras. Uma história de riqueza e desenvolvimento impulsionada pela cafeicultura. Vale a pena a visita e aproveite para um delicioso café, na Cafeteria do Museu, que é premiada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Informações: (13) 3213-1750 – www.museudocafe.org.br

Em Santos, destarte para o tratamento que os funcionários da Secretaria do Turismo, os comerciantes, e até mesmo, pasmem, os tomadores de conta de veículos nos dispensaram: dicas de passeios, hospedagem, gastronomia, informações culturais... Uma atenção ímpar. Obrigado à todos vocês. Em breve retorno à cidade praiana.

MELHORIAS NO PICO DO URUBU

Em entrevista ao jornal Mogi News, mais especificamente em sua revista de numero 46, de setembro deste ano, o responsável pelo Marketing e Projetos Turísticos da Coordenadoria de Turismo de Mogi das Cruzes, Renato Castrezana, informou que existe um projeto de reestruturação do Pico do Urubu, que está aguardando a liberação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e que contempla banheiros, área para estacionamento, guarita de acesso e rampa para deficientes e para voo livre. Segundo ele, este é um ponto especial porque, além de ser um mirante natural, é palco do Festival de Voo Livre, realizado duas vezes ao ano, desde 2009, com oito edições no total. “O Pico do Urubu, com 1160 metros de altura, é o único ponto de voo livre do Brasil – segundo informações dos próprios pilotos – pelo qual é possível sair do continente e pousar no litoral, subindo quase três mil metros de altura e sobrevoando a Serra do Mar”, relembrou.

Portanto, se tudo der certo, até o ano que vem, o Pico do Urubu vai ganhar uma estrutura básica, mas que será suficiente para trazer mais conforto a seus frequentadores e turistas, pois o local é uma das atrações da cidade pela visão de 360º que proporciona da cidade e da região e, por oferecer a prática do voo livre.

VÔO LIVRE

Quem gosta de se sentir nas nuvens, encontra no Pico do Urubu a estrutura necessária para voar de paraglider ou asa delta. O voo livre vem colorindo os céus de Mogi das Cruzes há quase 30 anos. Desde o primeiro voo no Alto do Pico do Urubu, com 1.160m de altura, muito se passou. O esporte ganhou notoriedade e popularidade. Vale a pena conferir.

PARQUE CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

O Parque Centenário da Imigração Japonesa foi criado para homenagear os cem anos da Imigração Japonesa no Brasil. Localizado às margens do Rio Tietê, possui diversas atrações, dentre elas quatro lagos, uma vasta área verde, trilha, o Museu da Imigração Japonesa e playgrounds para crianças. Visitem.

ORQUIDÁRIO ORIENTAL


Em se falando de japoneses, o Orquidário Oriental iniciou suas atividades em 1984, e hoje se destaca pela produção de uma grande variedade de plantas e flores, com destaque para as orquídeas de diversas espécies. Com uma vista privilegiada da Serra do Itapeti, no local o visitante pode visitar os viveiros de orquídeas, além de comprar diversas espécies de flores. Ótimo lugar para passar o dia com a família.

Até a próxima!