domingo, 17 de novembro de 2013

É isso ai...

Desde 2003, na data de 20 de novembro é comemorada o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa comemoração é dedicada a inserção do negro na sociedade brasileira. A instituição da data é tida como uma grande vitória e foi resultado do surgimento de movimentos por todo o Brasil. O dia se refere ao dia da morte de Francisco (nome de batismo, dado pelo padre português Antônio Melo, que o criou), ou Zumbi dos Palmares, nome que foi adotado por ele e com o qual ficou conhecido em 1695. Considerado um grande líder, Zumbi se tornou chefe do Quilombo dos Palmares em 1680, com 25 anos. Em 1694, o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou um grande ataque ao quilombo. Após intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, foi totalmente destruída. Mesmo ferido, Zumbi conseguiu fugir, mas foi traído por um antigo companheiro e entregue às tropas do bandeirante. Em 1695, aos 40 anos, foi degolado. Hoje, Zumbi é considerado um dos principais símbolos de luta pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil.

FESTIVAL DE CULTURAS NEGRAS

A Secretaria Municipal de Cultura de nossa cidade realiza neste sábado o primeiro Festival de Culturas Negras, que prossegue até o final do mês. Vamos ter em vários pontos da cidade, atividades incluindo seletiva do concurso Miss Afro Mogi 2013. (programação completa no www.cultura.pmmc.com.br).

ENTREMEIO LITERARIO

O Grupo Entremeio Literário promoverá o seu encontro semanal no dia 26 com uma palestra do escritor susanense Ademiro Alves de Souza, o Sacolinha. O tema será: “A literatura Negra e Afrodescendente produzida no Brasil”. É isso ai... Não deixe de ir.

PRAÇA ZUMBI DOS PALMARES

Em 19 de novembro de 2009, era inaugurada, às 19h30, a escultura em homenagem à Zumbi dos Palmares, localizada na praça do Distrito de Braz Cubas que leva o nome de um dos principais personagens da luta contra a escravatura no Brasil. Trata-se do principal evento realizado pela cidade em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Confeccionada pelo artista Carlos Roberto Heberhard, funcionário da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a obra de arte, que exigiu dois meses de trabalho, possui 1,94 metro de altura e foi feita em aço carbonado reciclado de placas e outros equipamentos da própria Prefeitura. Um passeio a ser conferido.

AGUIA DE PRATA COMEMORA

E no dia 23 próximo, a Escola de Samba Águia de Prata comemora seus 9 anos de fundação com uma grande festa em sua quadra de ensaios, na Vila da Prata. Imperdível essa comemoração que terá apresentações de integrantes da escola, além de desfile de fantasias. E mais, nessa noite será lançado o samba enredo para o Carnaval 2014. Entrada Franca.

MISS AFRO

E ainda falando sobre o Festival de Culturas Negras, não posso deixar de falar sobre o concurso Miss Afro Mogi 2013, onde cinco seletivas estão sendo realizadas em vários pontos da cidade até a escolha de 25 jovens. E imagina quem concorre nessa? A nossa amiguinha DANIELLE SILVA, uma forte concorrente para o título. Ela é aluna do 2º Semestre do Curso de Agenciamento de Viagem da Etec Presidente Vargas. Futura Guia de Turismo. Boa Sorte Danielle!

Até a próxima!