sexta-feira, 8 de novembro de 2013

2º Artigo do Edson Duarte

Nasci em Mogi das Cruzes na década de 60, desde criança meu pai ensinava nomes de ruas e lugares da cidade para, um dia poder orientar as pessoas para onde fossem, ou seja, ser prestativo e assim surgiu minha “veia turística”.

Adepto ao budismo há 24 anos, dedico momentos diários de minha vida com a recitação do mantra “Nam-Myoho-Rengue-Kio”. Membro da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional - sigo os ensinamentos do buda Nitiren Daishonin.

Foi no curso de Agenciamento de Viagem da ETEC PV que acabei despertando ainda mais o gosto pelo Turismo, através de incentivos dos professores e percebendo ainda mais a importância desses profissionais do Turismo.

Já participei de algumas viagens, conhecendo algumas cidades tais como Manaus, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Brasília, Foz do Iguaçu, Buenos Ayres, São Lourenço, Passa Quatro, Ribeirão Preto, dentre outras, mas é em Mogi das Cruzes que gosto de viver e me sinto em casa confortavelmente, afinal, Mogi das Cruzes é uma Cidade exuberante e ainda pouco explorada pelos Turistas, que aos poucos vem nos visitar, se encantando com o Ecoturismo, o Rural, o Religioso e o Cultural que temos à oferecer, mas temos ainda mais para mostrar.

Então... aqui vamos nós:



VÔO LIVRE
Recentemente percebi que o pessoal do facebook esteve postando fotos do Pico do Urubu, onde adeptos ao vôo de paraglider ou asa delta costumam frequentar. Local perfeito para uma reflexão e uma vista linda de nossa cidade, há quase 30 anos o voo livre vem colorindo nosso céu. E portanto, estamos ansiosos pelas reformas que em breve serão realizadas beneficiando nosso trabalho como Guias de Turismo, com um local melhor adequado para tal.

TURISMO SOCIAL

E neste mês de outubro, aconteceu o projeto “Turismo Social em Mogi das Cruzes”. Cerca de 30 crianças do orfanato Lar Santo Antonio, localizado em Biritiba Mirim/SP visitaram nossa cidade através de um belíssimo trabalho realizado pelos alunos voluntários do curso de Agenciamento de Viagem da ETEC PV, coordenados pelos professores Paulo Ciaccio e Fabiane Garcia. Todos atuaram incansavelmente, proporcionando àquelas crianças, um dia diferente, quando visitaram a Biblioteca Municipal, o Centro de Cultura e Memória “Expedicionário Mogianos” e o Parque Centenário. Proporcionando muita cultura agregada ao lazer. Parabéns pelo evento inesquecível.

POSTO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
E ainda não possuímos um Posto de Informações Turísticas no centro de Mogi, visto que na Praça Osvaldo Cruz, o local onde se diz se o posto, esta sendo utilizado pelos funcionários da limpeza pública e, quando não, desocupados se acomodam à sua volta. Será que não está na hora de nosso centro ter também um Posto para atender os Turistas, em local digno, semelhante ao que temos no Parque Centenário? Temos muitos estudantes de turismo que, com certeza gostariam de estagiar la.

FEIRA
A Rede de Combate ao Câncer “Guiomar Pinheiro Franco” de Mogi das Cruzes, realiza no período de 12 à 14 de Novembro, a sua XIV Feira de Artes e Artesanato “Sra. Maria Aparecida Passos Souza Leite”, no Salão Social do Clube de Campo de Mogi das Cruzes. A renda do encontro será revertida para as obras assistenciais da entidade. Atenção senhores Guias: Que tal levar seu turista à exposição? A Rede com certeza agradece.

RELUZ
Em se falando de Novembro, a nossa cidade vizinha, Guararema, estará reluzente. Explico: neste próximo mês, Guararema estará totalmente decorado, com um trabalho artesanal de garrafas pets, e sua iluminação é um presente ao que visitam àquela cidade. Um passeio que não pode faltar ao seu roteiro turístico.


Até a próxima!