quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Confira Como Evitar Problemas e Ter Uma Boa Viagem


Agências de Turismo

As agências de turismo são responsáveis pelos passeios turísticos e excursões, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários de viagens, recepção, transferência e assistência ao turista durante todo o período contratado. Apenas agências de turismo cadastradas no Ministério do Turismo estão autorizadas a funcionar, conforme Lei11.771/08, artigo 27.
Contrate apenas agências que constem no: CADASTUR e verifique também se existe queixa ou denúncia contra a empresa junto ao PROCON ou entidades de prestadores de serviços turísticos, como a Associação Brasileira de Agências de Viagem, Associação Brasileira de Indústria de Hotéis, e outras do setor.
Confira junto à agência se serão oferecidas opções de passeio turístico durante a viagem. Caso positivo, verifique se os serviços serão cobrados à parte, ou se estão incluídos no pacote turístico. Assim,você não será pego de surpresa durante a viagem e poderá optar em comprar ou não, o passeio ou serviço.
Peça à agência, com antecedência:
  • 1. Documento de confirmação de reserva do hotel;
  • 2. Nota de débito ou recibo da fatura do hotel;
  • 3. Passagens com assento marcado;
  • 4. Roteiro e programação da viagem.
No caso de transporte interestadual ou internacional, seja frota própria da agência ou terceirizada, tanto a agência de turismo, quanto a transportadora devem ter registros, respectivamente, no site:CADASTUR e na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT
CANCELAMENTO
Caso a agência de turismo faça o cancelamento do serviço ou do pacote turístico, sem autorização do cliente, o mesmo poderá acionar o órgão de defesa do consumidor, PROCON, de seu Estado, uma vez que se trata de infração do Código de Defesa do Consumidor.


Meios de Hospedagem

Antes de viajar, peça a confirmação, por escrito, de sua reserva no meio de hospedagem. O documento deve conter informações sobre o tipo de unidade habitacional ou acomodação, os serviços oferecidos durante a estadia, horário de check-in, formas de pagamento e de cancelamento.
Chegando ao estabelecimento, você deve preencher a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), que é o seu contrato com o meio de hospedagem. Vale lembrar que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é proibido hospedar crianças ou adolescentes desacompanhados, sem a autorização dos pais ou responsáveis.
Caso você chegue ao local e, mesmo confirmada a reserva, não exista a vaga – o que configura overbooking: venda de reserva acima da capacidade de hospedagem do estabelecimento – a empresa é obrigada a acomodá-lo em uma unidade habitacional de categoria superior a que foi contratada, no mesmo estabelecimento, ou em outro de qualidade equivalente ou superior.
Por lei, todo meio de hospedagem é obrigado a se cadastrar junto ao Ministério do Turismo. Portanto, consulte o CADASTUR e verifique se a empresa está regularmente cadastrada.

Guias de Turismo

O guia de turismo é o profissional responsável pelo bom andamento da viagem, respondendo pelas atividades técnicas e administrativas da agência no destino turístico. Cabe a ele orientar, cuidar e dar apoio ao turista ou grupo de turistas, zelando pela organização da viagem, deslocamentos, embarques, traslados, viagens e excursões, visando o bem estar de todos.
Para exercer a atividade de guia de turismo, o profissional deve estar devidamente cadastrado no CADASTUR e portar o crachá de identificação pessoal, emitido pelo Ministério do Turismo. Portanto, não confie em estranhos ou amadores. Contrate sempre um profissional habilitado, conferindo a autenticidade da credencial no site: CADASTUR.