quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Como Organizar a Mala Antes de Viajar...

Conheça seu destino

Para escolher o tipo e quantidade de roupas que você vai levar, é preciso pesquisar as seguintes características do local para onde você irá: o clima é essencial para definir o tipo de roupa; o grau desenvolvimento e características do comércio local, para o caso de compras de itens que se façam necessários ou mesmo de especialidades regionais, o que pode redefinir o tamanho da mala; conheça também a estrutura do local onde ficará hospedado, verificando se é necessário roupa de cama e banho; Por fim, fique atendo aos tipo de eventos da programação: o roteiro turístico inclui festas noturnas, eventos esportivos que precisem de roupas especiais?

Mala Feminina

1.  Arrume em primeiro lugar as calças ou saias (as peças mais longas), estendendo-as no fundo sem dobrá-las muito. Procure formar camadas uniformes.
2. Na segunda camada, coloque as camisas, os vestidos, etc. Tenha sempre em mente: as peças mais pesadas em baixo, as mais leves em cima.
3. Depois o casaco. Dobre-o em quatro e coloque-o por cima de tudo, pelo avesso.
4. Não se esqueça de fazer o mínimo de dobras possível, isso irá diminuir o volume.
5. Preencha os pequenos espaços com cintos, roupas íntimas (dobradas em pequenos rolos, por exemplo) ou peças de roupa que não amassam. Lenços e outros itens similares podem ser guardados no bolso interior da mala. Se esta tiver uma bolsa exterior, organize coisas úteis, como remédios, livros, canetas, óculos, etc.
6. Deixe algum espaço para levar consigo um saco desdobrável, no caso de fazer algumas compras que aumentem volume da sua bagagem
7. Coloque os shampoo, cremes e perfumes em frascos pequenos para economizar espaços, nunca esquecendo de colocá-los envoltos em sacos plásticos bem fechados para não vazar.


Como calcular quantas roupas, sapatos levar?

Depende do tipo de viagem, infraestrutura e disposição para gastar. Numa viagem de passeios tranqüilos como bares, teatros, exposições, numa cidade de clima ameno, é possível usar a mesma blusa até 3 vezes antes de lavar. Calças e saias, ainda muito mais vezes. Já no caso de passeios mais movimentados como caminhadas ao ar livre, ou visita a cidades muito quentes, é melhor separar 1 blusa para cada dia caso não tenha como lavar.

Sapatos, o número depende com o tipo de evento e duração da viagem:

01 tênis ou sapatilha para atividades que exijam mais disposição;
01 sapato ou sandália social de cor neutra para eventos noturnos;
01 sapato ou sandália de salto médio confortável para eventos diurnos;
01 chinelo para banho, praia, relaxar no quarto etc.;
01 bota (no caso de locais frios) ou sapato extra de sua preferência.

Mala lotada ou com espaço?

Se a sua bagagem for compacta opte por uma mala grande com espaço para lembranças, mas lembre de utilizar o cinto de segurança da mala para que os objetos não se revirem durante o manuseio. Mas, só utilize essa opção se realmente tiver a intenção de fazer compras, porque quando a mala está cheia, os objetos ficam melhor acomodados. 

Mala Masculina

Antes de começar a arrumação da mala, pense nas peças que irá levar.

• Escolha as peças básicas e atente para que combinem umas com as outras.

• Cores vivas em gravatas e lenços ajudam a mudar a cara da roupa.

• Leve uma sacola dobrável dentro da mala, geralmente as compras aumentam a bagagem na volta.

• Para eliminar problemas como vincos e marcas nas roupas, estenda a peça num cabide e aproveite o vapor do chuveiro para desamassá-la durante o banho.

• Não esqueça de reservar uma pequena bolsa com remédios para viagem, pois comprá-los no exterior é mais complicado do que você imagina.

• Nunca faça uma mala que você não consiga carregar sozinho.

Mala masculina para uma viagem de 7 dias:
1 paletó em cores neutras como azul marinho,
1 calça cinza,
1 gravata cinza,
1 sapato preto,
1 par de meias preta,
1 terno escuro completo,
1 paletó marrom com calça bege,
7 cuecas,
4 camisetas,
1 calça esporte,
1 calção de banho,
1 pijama.
Sapatos:
1 par de tênis,
1 par de chinelos,
1 par de sapato social.

• Em viagens para o litoral, acrescente na bagagem: mais 1 calção de banho, 3 bermudões, 1 toalha de banho.

• Em cruzeiros, acrescente conjuntos de roupas mais sofisticadas, como ternos escuros, sapatos finos e camisas sociais para os eventos, que acontecem geralmente neste tipo de viagem.

• Quando for a um hotel-fazenda, acrescente as seguintes peças: 1 abrigo, 1 conjunto de malha, 1 suéter, 1 calça jeans, 2 camisetas de algodão de mangas compridas, 1 bermuda, 2 camisetas, 1 ou 2 pares de tênis, 4 pares de meias soquete, 1 mochila. Dependendo da situação leve 1 conjunto completo de montaria.

• Na frasqueira, coloque escova de dente e cabelo, pasta dente e sabonete, xampu, creme de cabelo e hidratante para a pele, pente, preservativos, gel de cabelo, perfume, protetor solar apropriado para o tipo de pele. Adaptador de tomadas (plug) para recarregar celular, ligar ferro de passar roupa e secador de cabelo. Bolsinhas individuais para remédios, porta-níqueis, clips, fita colante, tesoura, grampos, guarda-chuva.

Falta espaço na mala?

Não se esqueça de usar o modelo de space bag que mais de adéqua a suas necessidades. O modelo travel é ideal para malas porque compacta até 2x o volume das roupas, sem precisar utilizar o aspirador. Já o tamanho médio é ótimo para guardar camisas e peças menores.